MESTRE CAMISA

José Tadeu Carneiro Cardoso – Mestre Camisa Nascido em Jacobina, na Bahia no ano de 1955, iniciou-se na Capoeira nos anos 60, com seu irmão mais velho, Camisa Roxa. Em seguida mudou-se para Salvador, indo morar na Lapinha, onde continuou a praticar Capoeira nas rodas de rua, principalmente nas de Mestre Valdemar e Traíra, que eram realizadas na Rua Pero Vaz, posteriormente foi treinar na academia de Mestre Bimba onde se formou. Rodou todo o Brasil fazendo demonstrações de Capoeira na equipe de seu irmão, Camisa Roxa. Em 1972, com 16 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro e começou a dar aulas em academias. No Rio de Janeiro, Camisa se dedicou a pesquisa da Capoeira, desenvolveu seu próprio método de ensino, seguindo os conceitos inovadores de Mestre Bimba.

Passou a ensinar capoeira pelo grupo Senzala. Por volta de 1988 separou-se deste grupo e fundou a Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira (Abadá-Capoeira).Viajou pra mais de 60 países divulgando a cultura brasileira e ensinando capoeira. Hoje, com os núcleos de capoeira já desenvolvidos, viaja o mundo ministrando palestras e cursos de capoeira nos 5 continentes.

Em 2011 recebeu o título de Doutor Honoris Causa ao Mestre Camisa, outorgado em 28 de maio de 2010 pelo Conselho Universitário da Universidade de Uberlândia. 

Em 28 de maio de 2010 o Conselho Universitário da Universidade de Uberlândia outorgou ao Mestre Camisa o Título de Doutor Honoris Causa, indicado como personalidade eminente que contribui de modo relevante para o desenvolvimento da cultura afro – brasileira e detém valioso conhecimento sobre capoeira, Patrimônio Imaterial Brasileiro e se distingue por sua atuação cultural, social e educacional no Brasil e no exterior.

“Acho sinceramente que a Capoeira pode ajudar a tornar a nossa sociedade melhor e mais humana e mostrar que todos nós temos valor independente do grau de instrução ou nível social. A Capoeira equilibra e harmoniza as pessoas. Numa aula de capoeira ninguém usa roupa bonita ou acessório importado, é todo mundo igual, de roupa branca e pé no chão.” (Mestre Camisa).

Nos dias 05, 06, 07 e 08 de maio de 2011 em Uberlândia – MG foi realizada a solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao nosso Mestre Camisa.

A ABADA-Capoeira de Belém do Pará esteve presente na Solenidade representada pelo Professor Madeira e o Professor Pião.