ABADÁ – Capoeira

A ABADÁ – CAPOEIRA (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte – Capoeira) é uma entidade de utilidade pública sem fins lucrativos, que objetiva a difusão da cultura brasileira por meio da Capoeira, com sede   no Rio de Janeiro. Atua diretamente nas mais variadas áreas e é protagonista e pioneira em trabalhos sociais, tendo como tutor o Mestre Camisa, um dos mais consagrados e reconhecidos nessa arte genuinamente   brasileira.

Os trabalhos e as campanhas desenvolvidas pela entidade no Brasil e no mundo são uma referência e um ponto muito forte na ideologia e na   filosofia da Instituição. Atua nos quatro cantos do mundo com trabalhos sociais em conjunto com a ecologia, cultura, educação e o esporte e vêm mudando a vida de milhares de pessoas, unindo povos, integrando crianças e adolescentes em situação de risco de vulnerabilidade social.

É um espaço fundamental, um território livre da Capoeira, que se propõe a sistematizar as informações referentes a todos os núcleos de Capoeira nacionais e internacionais; centralizar as pesquisas e as produções existentes em um banco de dados, facilitando assim o acesso a todos os interessados; e oferecer melhores condições de aperfeiçoamento técnico aos professores vinculados aos núcleos que ensinam Capoeira.

A Responsabilidade Social é um dos grandes compromissos da ABADÁ – CAPOEIRA, fundamentada na ideologia de seu Presidente Fundador Mestre Camisa. Além de estar envolvida diretamente em Campanhas coletivas, a Entidade tem a iniciativa de realizar suas ações de mobilização social, educacional e ambiental, dentre elas: CAMPANHA DA CIDADANIA CONTRA A MISÉRIA E A FOME, CAMPANHA DA ÁGUA, CAMPANHA CAPOERISTA SANGUE BOM, CAMPANHA CONTRA O TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES, CAMPANHA ABADÁRVORE, CAMPANHA PAZ NUNCA É DEMAIS.

 

FILOSOFIA:

A  ABADÁ – CAPOEIRA tem como filosofia o desenvolvimento de seu trabalho em vários níveis: técnico, teórico, humano entre outros.  Busca a elevação do nível técnico e teórico do capoeirista, utilizando-a como valioso recurso pedagógico, artístico e cultural, objetiva a   profissionalização, resgatando o valor do mestre de capoeira como difusor de cultura, valores e vivência.

Para a ABADÁ – CAPOEIRA, a capoeira é uma arte ancestral e futura. É a   expressão viva da liberdade de um povo, deve ser praticada com   reverência e merece de nossa parte respeito e atenção, transformando e   preservando valores, nosso trabalho aponta para a necessidade de deixar a capoeira livre para ser o que é: para a capoeira e o camaleão, mudar é apenas preservar a sua essência.

FUNDAMENTOS:

Os fundamentos da capoeira se expressam na preservação da sua tradição,   na evolução técnica, no cuidado e no zelo na confecção dos instrumentos   e uniformes, no aprimoramento técnico, no respeito mútuo, no   equilibrio, na rapidez de raciocinio, na neutralização dos ataques por meio de esquivas, na velocidade, na eficiência e na união dos omponentes da ABADÁ – CAPOEIRA.